CASES

Análise da dinâmica de digitação é mais uma barreira

Revista Business Review Brasil - 05/08/2013 - Simone Talarico

A segurança na utilização de dados, principalmente no mundo corporativo, é essencial. Várias são as tecnologias hoje oferecidas para se garantir o acesso à computadores e redes apenas àqueles autorizados. O reconhecimento da impressão digital, retina, voz ou reconhecimento facial já são largamente utilizados e agora, até mesmo a forma como utilizamos o mouse ou digitamos, características que podem ser bastante pessoais, estão servindo de reconhecimento para permitir acessos à aparelhos de computador.
A técnica, chamada de biometria comportamental, já é há tempos utilizada na verificação de assinatura, por exemplo, e agora, a ciência da tecnologia de medição e análise de dados biológicos está utilizando a ferramenta como uma camada auxiliar de segurança para sistemas de diversos segmentos, sendo combinada com outras soluções do mercado, como certificação digital, sistemas de acesso, entre outros.
No Brasil, universidades, por meio de programas de ensino a distância, já têm usado a tecnologia de biometria comportamental com sucesso, e o potencial de utilização desta inovação já está sendo provado na garantia de identidade em empresas no controle de acesso e segurança a sistemas e redes, como também em análise forense e investigação policial, integração com ponto eletrônico e autenticação de usuários em ambientes de comércio eletrônico.
Com base na rastreabilidade do perfil comportamental de um indivíduo, o software previne situações como uso de usuário e senha por terceiros, fraudes de falsificação de identidade de usuários em transações financeiras, entre outras situações.
Há, no mercado nacional, um software desenvolvido pela empresa canadense Plurilock, em parceria com a brasileira GlobalMinds IT, chamado de BioTracker, que utiliza a tecnologia, funcionando como um sistema de vigilância adicional, autenticando continuamente a identidade de cada usuário, por meio da coleta e análise da dinâmica de digitação e de uso do mouse. O sistema não faz qualquer análise do conteúdo trabalhado, mantendo assim, sigilo em outras camadas de segurança.
Com a consumerização cada vez mais se revelando uma tendência no mundo corporativo - 39% das empresas nacionais já permitem a utilização de aparelhos de telefone e computadores pessoais no ambiente de trabalho, prática chamada de BYOD -, setores de TI precisam acompanhar as tendências e conciliá-las com um ambiente seguro, oferecendo várias camadas de autentificações aos seus usuários. Opções não faltam!

A matéria também pode ser visualizada pelo site:
http://www.businessreviewbrasil.com.br/technology/software/software-de-seguranca-reconhece-usuario-por-modo-de-digitar

© Copyright 2012, Global Minds It
T.: +55 48 3879.6500 | contato@globalmindsit.com.br